Sobre a Revista

Foco e Escopo

O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) apresenta o periódico eletrônico NICS Reports (NR), um instrumento destinado à divulgação da produção científica e artística dos seus pesquisadores, alunos e colaboradores, que formam a comunidade acadêmica do NICS, reunida em torno do estudo das múltiplas abordagens do som e sua correlação com outras mídias.

Desde a sua fundação, em 1983, o NICS tem sido um participante ativo do cenário científico e artístico, no Brasil e no exterior, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar em torno do tema central da comunicação sonora e buscando promover a interação entre as artes, as humanidades e a tecnologia. Em 2012 o NICS passa a publicar a NR, um periódico trimestral, que reúne itens selecionados da sua pesquisa

Os itens publicados no NR são, em parte, originários da re-edição da produção regular da comunidade do NICS, além de trabalhos originais especialmente destinados a edições programadas. Autores podem ser eventualmente convidados a enviar contribuições para a NR, na forma de artigos, resenhas e notícias. Artigos anteriormente publicadas em outros periódicos serão identificadas deste modo. Por outro lado, contribuições originais serão submetidas e aprovadas por curadoria.

Periodicidade

A periodicidade do NICS Reports é trimestral.

Política de Acesso Livre

Este periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

O periódico eletrônico NICS Reports (NR), fundado em Outubro de 2012, tem o objetivo de divulgar o trabalho científico e artístico realizado no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) através de volumes trimestrais contendo textos selecionados pelos Editores.